sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Prêmio SFX de Literatura cresce e chega a 330 trabalhos inscritos em sua terceira edição

Cristovão Cursino faz a entrega dos trabalhos inscritos para avaliação
O 3º Prêmio SFX de Literatura 2015 chega a números bastante expressivos se comparado à edição do ano passado, quando pouco mais de 100 autores inscreveram 240 trabalhos. Neste ano, 153 autores, sendo seis na categoria juvenil, de várias partes do Brasil (16 estados) e também do exterior (Alemanha e Japão), se inscreveram no concurso. Ao todo, 330 trabalhos (197 poesias e 133 contos) estão sendo avaliados. O aumento no número de obras foi de 37%.

Dos 78 trabalhos inscritos pelo Estado de São Paulo (maior número por estado), 36 são do Vale do Paraíba, o que atende um dos objetivos da organização do prêmio: dar oportunidade para que autores da região mostrem  seu talento e possam ser reconhecidos por diferentes segmentos da sociedade. Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram os estados com o maior número de inscrições.

A Comissão Organizadora do concurso espera divulgar até o final de fevereiro os nomes dos autores dos 35 trabalhos selecionados (15 contos e 15 poesias na categoria adulto e cinco contos na categoria juvenil), que farão parte da terceira coletânea do prêmio. A avaliação vem sendo feita por uma Comissão Julgadora formada por representantes das academias de letras da região e do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), que também fazem parte da organização.

"Estamos felizes com o resultado, o prêmio cresceu e está se consolidando regional e nacionalmente, graças à credibilidade conquistada junto aos autores e às parcerias feitas com as academias de letras de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Lorena; e com o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), além do apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR)”, destaca Cristovão Cursino, organizador do concurso.

Os autores inscritos são de 16 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Também foram recebidas uma inscrição da Alemanha e outra do Japão.

Entrega do Prêmio

A programação de entrega do prêmio e lançamento da coletânea dos trabalhos selecionados está sendo elaborada. A solenidade deverá ocorrer no distrito de São Francisco Xavier, dia 11 de abril (sábado), a partir das 10h, durante a realização do VIII Festival da Mantiqueira, evento maior de literatura organizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a FCCR e a Prefeitura de São José dos Campos.

Após a entrega do prêmio está previsto um almoço na Pousada São Francisco, entre organizadores, autores, familiares, amigos e convidados, onde todos se confraternizarão e farão troca de livros autorais.

As informações de como chegar, onde se hospedar, pontos turísticos, ateliê de artes e lojas, você encontrara no blog do concurso. A reserva para o almoço será feita exclusivamente pelo e-mail: jacursinoeditores@gmail.com

Um comentário:

  1. assim eu gosto....cultura ...valorização de gente talentosa de nossa Terra

    ResponderExcluir