domingo, 16 de junho de 2013

Escritores se emocionam no lançamento da antologia do 1º Prêmio SFX de Literatura 2013

Cristovão Cursino conduz lançamento da antologia
Com a presença de 11 dos 30 escritores selecionados, além de convidados e muita emoção, foi lançado no último dia 15 de junho, durante o VI Festival da Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier, a antologia de contos e poesias do 1º Prêmio SFX de Literatura 2013. A solenidade lotou o auditório do Espaço Cassiano Ricardo e foi conduzida pelo editor da antologia e organizador do concurso, Cristovão Cursino.

Confira mais fotos aqui

Também prestigiaram o evento os escritores e parceiros da iniciativa, Wilson Roberto Carvalho de Almeida e Dyrce Araújo, presidente e integrante da Academia Joseense de Letras, Mirtes Maziero, da Academia de Letras de Lorena e de São José dos Campos, além de Benedicto Lencioni, do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) foi representada pela diretora cultural Sandra Sampaio.

Lencioni entrega
obra a Mirian Santos
“A presença de todos aqui hoje demonstra que não fazemos nada sozinhos e o quanto as parcerias são importantes”, enfatizou Cristovão Cursino, ao recepcionar os convidados. Ele agradeceu, em particular, a presença da filha do escritor Péricles Nogueira Santos (já falecido), de Caçapava, Mirian Santos Ferreira Leite. Ela agradeceu a homenagem e se emocionou ao lembrar-se do pai. O escritor teve uma de suas poesias publicadas na antologia, como menção honrosa.



Dyrce Araújo entrega
obra a Mirtes Maziero
Além dele, a escritora Ruth Guimarães, de Cachoeira Paulista, também foi homenageada com a publicação de um conto de sua autoria. A escritora não pode estar presente no lançamento da antologia e receberá a publicação das mãos de Mirtes Maziero.



Participação e premiação

A inscrição de mais de 100 trabalhos de 46 autores de 13 estados brasileiros, superou as expectativas. “A receptividade foi muito boa, tanto na participação do concurso como na presença de escritores no lançamento da antologia, principalmente porque a maioria dos escritores é de outros estados”, salientou Cristovão Cursino. Os autores dos trabalhos selecionados foram premiados com 20 exemplares da antologia.

Cristovão Cursino aproveitou mais uma edição do Festival da Mantiqueira para lançar o 2º Prêmio SFX de Literatura 2014, que tem inscrições no período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2013. Cristovão reforça a tese de que, “com a realização deste concurso estamos ampliando a participação de autores de outras regiões do Brasil no Festival da Mantiqueira”.

Escritores e convidados lotaram
auditório do Espaço Cassiano Ricardo
Comissão Julgadora

A seleção dos trabalhos inscritos foi feita pelos escritores José Luis Miranda Alves, Nelson Pesciotta e Mirtes Mazieiro, da Academia de Letras de Lorena, Sandra Hasmann, da Academia de Letras de Jacareí, Dyrce Araújo e Wilson R. Carvalho (integrantes da Academia de Letras São José dos Campos) e Benedicto Lencioni, do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário