terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Segunda edição do concurso tem trabalhos de duas cidades da França entre os 240 inscritos

Lançamento da coletânea deve ocorrer no dia 5 de abril

Cristovão Cursino, organizador do concurso
Foto: Lídia Bernardes
Terminado o prazo de inscrições, os organizadores do 2º Prêmio SFX de Literatura 2014, concurso realizado em São José dos Campos por ocasião do Festival da Mantiqueira – evento promovido anualmente no distrito de São Francisco Xavier –, contabilizaram 240 trabalhos (135 poesias e 105 contos) e mais de 100 autores inscritos.

Dois deles, em particular, são das cidades de Lille e Rennes, na França. Os demais são dos estados brasileiros de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo (27 do Vale do Paraíba).

A comissão julgadora, formada por representantes das academias de letras de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Lorena; e também do Instituto de Estudos Valeparaibano (IEV), vem analisando os trabalhos desde o final de janeiro, quando foram encerradas as inscrições. Trinta trabalhos serão selecionados (15 poesias e 15 contos) para a publicação de uma nova coletânea, como aconteceu no ano passado.

O resultado dos selecionados será divulgado na segunda quinzena de março e o lançamento e entrega do livro aos vencedores devem ocorrer no dia 5 de abril, no distrito de São Francisco Xavier, durante o Festival da Mantiqueira, que neste ano foi antecipado para os dias 4, 5 e 6 de abril, devido a Copa do Mundo.  

“Com este concurso, acredito que estamos contribuindo para divulgar, cada vez mais, o trabalho de diferentes autores, não só da nossa região, mas de outros estados brasileiros e até de quem está no exterior”, enfatiza Cristovão Cursino, responsável pela criação e coordenação do concurso.

Cursino salienta que a realização do prêmio, que conta com apoio das principais academias de letras da região no processo de seleção dos trabalhos, também ajuda a consolidar o Festival da Mantiqueira como um dos principais eventos literários do Estado de São Paulo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário