quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Entrega do 5º Prêmio SFX de Literatura será dia 23 de setembro em São José dos Campos

Imagem aérea do Parque Vicentina Aranha
Foto: Adenir Britto
Depois de quatro anos sendo realizada no distrito de São Francisco Xavier, a entrega do Prêmio SFX de Literatura, que está na sua quinta edição, acontecerá em São José dos Campos, no dia 23 de setembro, a partir das 10h30, no Parque Vicentina Aranha (Sala Reginaldo Poeta). A solenidade é aberta ao público e a expectativa é que um bom número de escritores compareça para receber o prêmio.

Ao todo, 35 escritores serão premiados com exemplares da antologia que reúne todos os contos e poesias selecionados e que também será lançada no local. Os autores são de dez diferentes estados, do Distrito Federal e um de Portugal. Durante a solenidade serão homenageadas as escritoras Helenita Scherma, de Jacareí, na categoria poesia, e Conceição Molinaro, de Taubaté, na categoria conto.

“Mais uma vez estamos cumprindo com o compromisso assumido por nós e nossos parceiros em 2014, em prol da literatura e dos autores da região, destaca o idealizador e organizador do Prêmio SFX de Literatura, Cristovão Cursino. “O apoio das academias de letras de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Lorena e do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) foram fundamentais para não desistirmos”, ressalta. 

Com a mudança de local este ano, do distrito para a cidade, Cristovão Cursino também agradece o apoio recebido da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC) e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que cederam o espaço da Sala Reginaldo Poeta, no Parque Vicentina Aranha, onde será realizada a solenidade de entrega do prêmio. 

HELENITA SCHERMA

Helenita Scherma
A escritora Helenita Scherma é nascida em Jacareí, tem 62 anos, e é membro da Academia Jacarehyense de Letras. É psicóloga, psicoterapeuta familiar e individual, e terapeuta floral de Bach. Escreve poemas, sonetos e prosa desde os 12 anos; e tem dois livros publicados: ‘Canção do Sonho Acabado & outros poemas’ e ‘Faces da alma’. Também já escreveu para vários jornais regionais sobre psicologia e literatura. Já participou de inúmeros concursos literários e ganhou vários prêmios. Em 2013 foi homenageada pela Câmara de Jacareí como ‘Mulher Cidadã’.

Não importa o substantivo

Sobre Helenita Scherma, o escritor Benedicto Sérgio Lencioni diz: “Helenita é poeta, ou poetisa, não importa qual substantivo. Sonetista de excelentes versos, introspectiva, clássica, na mais difícil arte dos poemas. Versos ricos soam na frase melódicos, limpos, claros cristalinos como água de fonte.

“Aprecio Helenita como poeta maior, forte – “arrombo com fúria o cadeado” – e mostra-se veraz e voraz – "esmago, com meus sapatos, restos do meu coração". A alma sensível da mulher expressa-se com fúria. Helenita é pequena e delicada, apenas fisicamente. Seus poemas são para ler e pensar, na beleza dos seus versos e de suas emoções”, completa Lencioni.

CONCEIÇÃO FENILLE MOLINARO

Conceição Molinaro
É pesquisadora da obra de Monteiro Lobato e da cultura popular, em especial, a vale paraibana. É escritora de literatura infanto-juvenil e também de contos, poesias, crônicas e peças teatrais. Foi presidente da Academia Taubateana de Letras, é membro da Academia de Letras de Lorena e do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). Pelos serviços culturais desenvolvidos no Vale do Paraíba foi homenageada pela Soberana Ordem Dom Pedro I – São Paulo, no grau de Comendadora. Em 2016 recebeu o título de Cidadã Taubateana.

Conceição é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi professora de Artes Cênicas e Diretora da Escola de Artes Maestro Fego Camargo. Foi Diretora de Cultura de Taubaté, Secretária de Cultura de Tremembé e Secretária de Cultura de Lorena. Autora de obras como ‘O Tesouro da Emília’, ‘ Tia Nastácia e o Folclore’ e ‘Quindim na Corda Bamba’, entre outros. Atualmente está escrevendo um livro sobre o Maestro Fego Camargo, pai da apresentadora Hebe Camargo.

A palavra é talento

Para a escritora Sonia Gabriel, a palavra para Conceição Molinaro é talento. “Múltipla, todos os seus projetos são marcados pelo talento e pelo comprometimento em ampliar o acesso da população à diversidade artística”.

“Como escritora, pesquisadora e educadora, a lorenense está enraizada na memória valeparaibana e tem seu talento reconhecido para além das margens do rio Paraíba do Sul, por meio de suas obras (‘O tesouro da Emília’, ‘Quindim na corda bamba’, ‘Tia Nastácia e o folclore’ e ‘O sabugo inventor’) ”, destaca Sonia.

PARQUE VICENTINA ARANHA
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyanna

19 comentários:

  1. Sílvia Anspach
    11:30 (Há 3 horas)




    Bom dia!
    Não consigo ver dados referentes a hotéis. Não encontrei no blog. Pretendo chegar dia 22 e voltar dia 23. Viajo para os EUA dia 24.
    Obrigada,
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Francisco Carlos Rocha Fernandes
    09:52 (Há 5 horas)




    Caro Cristovao.

    Obrigado pelas palavras e entusiamo.

    E todo empenho na condução do concurso.

    Nos vemos na cerimonia.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Francisco

    silvio silva


    06:15 (Há 8 horas)




    Bom dia,
    o Certificado de Mérito Literário está muito bonito. Parabéns. Porém, o título certo é "Fiquei Acordada Depois de Morrer".
    Infelizmente não vou poder estar presente. Contratempos obrigam-me a ter que me deslocar para o sul do meu país.
    No entanto, fica a promessa que, para breve, irei até aí para vos dar um abraço.
    Estou a produzir um texto que gostava que o lessem aquando do encontro.
    Como posso obter os livros da "Antologia SFX 2017"?
    Resta-me agradecer e abraçar o carinho que me têem tratado. Nunca esquecerei. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. gisela peçanha
    01:40 (Há 13 horas)




    Olá, muito obrigada!

    Fico imensamente feliz.

    Muito honrada com minha premiação, e com a antologia vindoura - neste Concurso tão importante.

    GISELA PEÇANHA

    ResponderExcluir

  5. Nathaly Laurindo
    13 de set (Há 2 dias)




    Boa Tarde venho por meio deste e-mail informar os nomes dos meus convidados que já confirmaram sua presença na premiação:
    Rosilene Laurindo
    Cesar Santos
    Raphael Felipe
    Raphaela Leticia
    Pedro Resende
    Vanessa Laurindo
    Julio Prisco

    eu e minha família:

    Nathaly Laurindo
    Renato Laurindo
    Nathielly Laurindo
    Flavia Laurindo
    Allana Laurindo


    Desde Já Agradeç

    ResponderExcluir

  6. Nathaly Laurindo
    20:52 (Há 18 horas)


    para mim


    oie, muito obrigada.
    esse merito eu vou receber na hora:

    ResponderExcluir

  7. Geraldo Rosa, Escritor
    20:34 (Há 18 horas)


    para mim


    Caro Cristóvão,
    Eu que agradeço por sua atenção e carinho para conosco os escritores.
    A Litheratrupe estará presente o tempo todo na Flim... em frente ao pavilhão São José (esquerda de quem entra no pq)... estaremos o tempo todo interagindo com o público... não tem como errar... rsss... Estará identificado e tudo o mais... se eu não estiver no horário que vc passar por lá tudo bem... é que não temos um horario fixo... mas na parte da manha de sab e dom certamente estarei por lá...

    Até mais
    Grande abraço,
    Geraldo Rosa



    Geraldo Rosa, Escritor
    20:34 (Há 18 horas)




    Caro Cristóvão,
    Eu que agradeço por sua atenção e carinho para conosco os escritores.
    A Litheratrupe estará presente o tempo todo na Flim... em frente ao pavilhão São José (esquerda de quem entra no pq)... estaremos o tempo todo interagindo com o público... não tem como errar... rsss... Estará identificado e tudo o mais... se eu não estiver no horário que vc passar por lá tudo bem... é que não temos um horario fixo... mas na parte da manha de sab e dom certamente estarei por lá...

    Até mais

    ResponderExcluir
  8. Tatiana Alves
    19:29 (Há 19 horas)




    Muito obrigada, Cristóvão e Helena!
    Não poderei estar presente à solenidade, mas o motivo é maravilhoso: é a estreia de um espetáculo teatral baseado em um livro infantil de minha autoria.
    Tenho certeza de que o evento aí será belíssimo, como sempre....
    Tenho os dados bancários aqui e farei o depósito referente à postagem na semana que vem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Daniel NH
    19:02 (Há 20 horas)




    Muito obrigado!
    Um grande abraço,
    Daniel

    ResponderExcluir

  10. Maria Apparecida S. Coquemala 18:43 (Há 20 horas)





    Caro Cristóvão Cursino, participar de concursos de sua editora tem sido uma grande honra para mim e motivo de muita alegria. Posso até dizer que meu ego bate nas nuvens. Bem, tenho razões pra isso. São muitos os concursos de que participo, entre eles o seu está entre os melhores, e em muitos aspectos, o melhor. O edital é objetivo, nada de muita exigência descabida, plenamente acessível aos brasileiros em geral. Não se tem gasto, exceto os postais, mesmo assim, qdo não se pode comparecer à premiação. É mesmo gratificante participar de um concurso como o seu. E os conteúdos das antologias são de muita boa qualidade. Acrescente-se que são iniciativas como a sua de que o Brasil tanto precisa. Estou me empenhando para que alguém de minha própria família vá me representar. Espero conseguir. Muito, muito obrigada mesmo pela oportunidade. Um grande e afetuoso abraço extensivo a seus colaboradores. Maria Apparecida S. Coquemala

    ResponderExcluir
  11. Lilian Sabião Bastidas
    12 de set (Há 3 dias)


    para mim


    Boa noite Sr. Cristovão!
    Minha irmã já fez reservas num hotel próximo. Nossa família tem pessoas de 12 a 87 anos!
    Estamos animados.Obrigada!
    Lilian S. Bastidas

    ResponderExcluir

  12. Sophia Garcia
    18:37 (Há 20 horas)




    Boa noite Cristovão e Helena,
    Estarei presente na premiação do 5 Prêmio SFX de Literatura com minha família e amigos.
    Para juntos fazermos uma linda festa!

    ResponderExcluir
  13. Airton Souza


    A



    Querido, me envia a conta por favor para eu depositar o valor do envio dos livros. Fico no aguardo, urgente.

    Ab

    ResponderExcluir
  14. Debora Laurito Friend
    13 de set (Há 2 dias)




    Olá,

    Muito obrigada pelo convite! Já participei de muitos concursos literários e nunca nenhum deles me deu um retorno com os resultados. Vocês foram os primeiros. Parabéns aos organizadores pela atitude de respeito em relação aos participantes.

    Além disso, parabéns a todos os premiados!

    Espero participar do próximo concurso em 2018.

    Forte abraço,

    Debora

    ResponderExcluir
  15. Daniela GENARO AGUIAR DOS SANTOS
    13 de set (Há 2 dias)




    Obrigada pelo convite e por toda atenção dispensada durante a realização do concurso!

    ResponderExcluir
  16. Regina Ruth Rincon Caires
    Obrigada, menino! Gostaria muito de comparecer... Parabéns a todos!!!!!!!!!
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  17. Reinaldo da Silva Fernandes
    13 de set (Há 2 dias)




    Valeu, Cristóvão! Abração procê!

    ResponderExcluir
  18. Andre Kondo
    09:03 (Há 7 minutos)

    para mim
    Bom dia, caro Cristovão!

    Que alegria receber a antologia assim! Será ainda maior quando recebê-la impressa, junto com o abraço dos amigos!

    Muito obrigado e até sábado!

    ResponderExcluir

  19. silvio silva
    18 de set (Há 3 dias)

    para mim
    Boa tarde,

    sim, fica prometido que vos vou dar um abraço. Tenho todo o gosto em visitar-vos.

    Quando o texto estiver pronto, envio.
    Quanto aos livros, podem enviar-me por correio. Eu pago à cobrança, por exemplo.
    Mas, para mim, qualquer forma está bem.

    cumprimentos,
    Sílvio Silva


    silvio silva
    Anexos09:02 (Há 14 minutos)

    para mim
    Bom dia,

    envio um vídeo que gostava que lessem no dia do evento. Faço gosto que
    ouçam as minhas palavras.

    obrigado,
    Sílvio Silva

    ResponderExcluir