terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Prêmio SFX de Literatura 2016 chega a 377 trabalhos inscritos, com crescimento de 12%

Brasilino de Oliveira (Academia de Letras de Caçapava) e
Cristovão Cursino (organizador) durante abertura dos envelopes
Com um crescimento de 12% em relação ao ano passado, o Prêmio SFX de Literatura chega à sua quarta edição em 2016 com um total de 377 trabalhos inscritos (206 poesias e 171 contos) de vários estados brasileiros e três países (Alemanha, Japão e Portugal). Os trabalhos estão sendo avaliados pela Comissão Julgadora e até o final de janeiro a organização do concurso deverá divulgar os nomes dos autores premiados.

Como aconteceu nas edições anteriores, os trabalhos selecionados serão publicados numa antologia a ser lançada durante o Festival da Mantiqueira 2016, previsto para acontecer em abril no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos. Em março o livro deverá ser apresentado à imprensa. Além da publicação dos trabalhos, os autores receberão como prêmio vinte exemplares da antologia.

Para o editor Cristovão Cursino, responsável pela organização do concurso, o Prêmio SFX de Literatura tem exercido um papel importante em prol da literatura e, em particular, dos autores do Vale do Paraíba. Cristovão também enfatiza que a parceria com as academias de letras da região e o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é fundamental para o sucesso do concurso.

5 comentários:

  1. Por um lado a gente fica contente e pelo outro a gente fica triste, porque quanto mais gente mais concorrentes, e fica mais dificil ser escolhido. Porem é muito bom saber que existe vida além das novelas, e do futebol, afinal a ditadura da mídia, muitas vezes não dá espaço para os escritores, a não ser é claro quando ele morre, nós sabemos bem que aqui no Brasil, escritor bom é escritor que já morreu. Não sei porque não existe uma revolta dos escritores com relação a isso, quer dizer, se você quiser ser um escritor tem que se conformar, com o fato de só ser reconhecido, quando morrer, como é o caso desses escritores que conhecemos, Clarice Lispector, Machado de Assis, e tantos outros tudo mortos, claro que eles são importantes e maravilhosos, mas por favor tem escritor vivo também, e o SFX é prova disso, estamos aqui vivos olhem para a gente, somos carentes de amor, oportunidades, etc... Era só um comentário mais virou um desabafo, que mais uma vez ninguém vai ler e não vai sair em lugar nenhum, a não ser que eu ou você morra. Brasil mostra sua cara, 2016 resistência cultural ainda vive...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, os escritores brasileiros não têm reconhecimento quase nenhum e temos lutar contra isso.

      Excluir
  2. O escritor no Brasil é como o vento, todo mundo sente mais ninguém vê ...

    ResponderExcluir
  3. Por isso que ninguém quer ser escritor no Brasil, não existe reconhecimento :(

    ResponderExcluir
  4. Olá! Quando é a previsão de divulgação dos vencedores? Obrigada!

    ResponderExcluir