terça-feira, 14 de abril de 2015

Entrega do 3º Prêmio SFX de Literatura 2015 é realizada com casa cheia e muita emoção

Andre Kondo (de pé) é observado por Nelson Pesciotta, do IEV, 
Salvador Cabreira Santiago, da AcademiaJacarehyense de Letras, e
Cristovão Cursino, organizador do concurso
Mais de cem pessoas, entre escritores premiados, familiares, convidados, organizadores e representantes do poder público, prestigiaram sábado (11), durante o VIII Festival da Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier, a entrega do 3º Prêmio SFX de Literatura 2015. Na ocasião também foi lançada a coletânea do concurso, reunindo os 43 trabalhos (23 contos e 20 poesias) selecionados.

Confira aqui mais fotos da solenidade

Idealizado e organizado pelo empresário Cristovão Cursino, o prêmio é de âmbito nacional e conta com a parceria das academias de letras de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Lorena, e do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), além do apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Representantes de todas estas entidades estiveram presentes à solenidade.

Cristovão Cursino idealizador do concurso
Presidente da FCCR, Alcemir Palma, prestigia evento
Público prestigiou o lançamento da coletânea
O concurso deste ano teve um número recorde de 330 trabalhos inscritos por 153 autores de 16 estados brasileiros e de duas brasileiras radicalizadas no Japão e Alemanha. O Estado de São Paulo reuniu o maior número de premiados, 23, dos quais oito são do Vale do Paraíba (seis de São José dos Campos, um de Caçapava e um de Santa Branca). Do exterior escritora da Alemanha teve seu trabalho classificado.

Além dos autores premiados, foram homenageados na coletânea os escritores Benedicto Sérgio Lencioni, membro da Academia Jacareheyense de Letras, na categoria contos, e José Luiz de Miranda Alves, da Academia de Letras de Lorena, na categoria poesias.


 
Benedicto Sérgio Lencioni e José Luiz de Miranda Alves
Emoção à flor da pele

Pelo terceiro ano consecutivo, a emoção tomou conta de muita gente durante a entrega do prêmio. O escritor André Kondo, de Jundiaí, por exemplo, sensibilizou a todos ao contar como começou a escrever e o que já ganhou participando de vários concursos pelo Brasil. Ele foi premiado nas categorias contos e poesias. “Eu acreditei que poderia conhecer o mundo por meio da literatura e foi exatamente isto que aconteceu”, ressaltou.

Clélia Dutra ao lado de Cristovão
A escritora Clélia Dutra, de Contagem (MG), premiada na categoria contos, declarou que participar de evento tão importante e conhecer pessoas tão agradáveis massageou o seu ego. “A vida é feita de emoções. Como química, comparo os bons momentos a essências destiladas do tempo. Sem dúvida, fazer parte da coletânea de contos é uma dessas essências”, enfatizou.


'Léo Bonfim' veio de Juiz de Fora 
“Depoimentos como este valorizam o nosso trabalho e reforçam a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou Cristovão Cursino. Ele considera que a participação crescente de autores mostra que o concurso está se destacando em nível nacional. Dos escritores premiados, 12 estiveram presentes à solenidade – de Contagem e Juiz de Fora (MG), Jundiaí, Itararé, Santa Branca, Caçapava e São José dos Campos.

Prêmio

Os autores premiados receberam como prêmio 20 exemplares da coletânea, além de um certificado de mérito literário. Ao final da solenidade todos se confraternizaram durante o almoço. A próxima edição do prêmio deve ter inscrições abertas no mês de maio e o regulamento será aprimorado. “Para 2016 já estamos pensando em algumas inovações para tornar o concurso ainda mais interessante”, finalizou Cristovão Cursino.

Fotos: Guilherme Cursino

Um comentário:

  1. Bom dia!Estou muito feliz em ter meu conto "Desatino"selecionado neste concurso, espero ter a mesma sorte no próximo e, poder então prestigiar o evento, o que não foi possível desta vez. Parabéns pela iniciativa. Sucesso sempre! Com os melhores cumprimentos. Cristina Deutsch

    PS: favor responder o email que enviei a dias. Grata!

    ResponderExcluir