CARTAS

Caro Cristóvão

Acabei de ler a coletânea do 4º Prêmio e fiquei surpreso com a qualidade dos trabalhos. E senti-me honrado de estar ao lado de tanta gente boa de escrita! Gostaria de transmitir aos autores minhas impressões. Mas como não tenho o contato deles, o faço rapidamente por aqui mesmo, na esperança de que você transita a eles.

O conto de Mauro Russo é muito interessante; o de Ana Luiz muito profundo. André Kondo escreveu um texto muito atual e necessário. E fiquei surpreendido com a crônica de Caio Lobo, além de ter dado boas risadas. “Recado” me tocou muito, emocionante! O conto do Décio é fantástico, com um final que deixa a gente questionando esta vida e nossas decisões, como deve fazer a literatura, creio. E ri muito com a Mary Merigo, pareceu-me com meu jeito de escrever crônicas. O “Epitáfio” de Regina me arrancou lágrimas...

Enfim, foi muito bom! Fiquei orgulhoso de estar ao lado de tanta gente boa! Obrigado!
Grande abraço!
(18 de outubro de 2016)

Reinaldo Fernandes
(premiado na categoria contos no 4º Prêmio SFX de Literatura 2016)

-----------------------------------------------------------

Tempo de agradecer...

Caros amigos,

Quando recebi, do Cristóvão Cursino, a notícia da indicação e aceitação do meu nome para essa homenagem, confesso que a sensação foi de dúvida: “Mas eu? É isso mesmo?”. Ser homenageada em uma obra para a qual tantos se inscreveram e se submeteram a uma avaliação dos seus talentos é um privilégio. Sabemos que ainda são raras as iniciativas culturais que perseveram (a despeito das dificuldades tão conhecidas de quem atua no meio) e com aumento do número de inscritos a cada edição, o que comprova a qualidade do Prêmio SFX (São Francisco Xavier) de Literatura, já em sua quarta edição.

Confirmada a notícia, meu coração encheu-se de um contentamento difícil de explicar. 

Tentarei... 

Sabendo da qualidade literária das pessoas que fazem parte desse projeto, eu me senti privilegiada de constar em suas considerações. Após anos, pesquisando e apreciando a literatura e a história do Vale do Paraíba, saber-me reconhecida por aqueles que muito já fizeram por nosso Vale do rio Paraíba do Sul é uma honra. Lembrei-me de cada um dos que fazem parte desse meu aprendizado; para não correr o risco de ser ingrata, registrarei dois que são nossas referências mais gratas.

Agradecendo ao professor Nélson Pesciotta e sua generosidade em abrir-me as portas para uma convivência importante com os grandes pesquisadores do e sobre o Vale, e, agradecendo à mestra Ruth Guimarães e sua eterna presença em nossas memórias, leituras e quintais, agradeço a todos que abrem seus corações, seu tempo, sua paciência e seus saberes para esta aprendiz de escriba que sou.

Cristovão Cursino agradeço a acolhida, a gentileza e o cuidado para com meu trabalho, agradeço a você e a toda essa equipe comprometida e idealista que organizou com as Academias de Letras de Lorena, Caçapava, São José dos Campos e Jacareí, e com o IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos).

A todos, muito obrigada pelo carinho.

Celebremos a palavra.

Paz e bem!
Sônia Gabriel
(autora homenageada na categoria contos no 4º Prêmio SFX de Literatura 2016)

-----------------------------------------------------------

Boa tarde, caro Cristovão e cara Helena

É com pesar que informo que não poderei estar presente na cerimônia. Tenho um grande carinho pelo Prêmio SFX de Literatura, pois sinto o imenso carinho com que ele é realizado. 
Do dia 17 ao dia 19 de junho, estarei em Brasília para um evento, pois como coordenador de eventos e vice-presidente da ANBE, preciso estar lá. 
Fiquei de fato muito triste por não poder estar em dois lugares (aliás, três, pois no sábado também será a cerimônia do Mapa Cultural Paulista, ao qual não poderei estar presente também).
Caso eu consiga um representante, posso me fazer representado na cerimônia em SFX? Gostaria de participar de alguma forma. 
Peço desculpas por não poder ir. É com pesar que, neste ano, não poderei abraçá-los na cerimônia.
Muito obrigado pela alegria de ver um texto meu publicado e premiado por vocês.
Um forte abraço e sucesso ao evento!

André Kondo
www.andrekondo.blogspot.com.br

-----------------------------------------------------------

Prêmio SFX tornou-se referência na 
promoção da literatura de alto nível


Promovido pela J. A. Cursino & Editores, além de cobiçadíssimo objeto de desejo da grande maioria dos escritores, o Prêmio SFX tornou-se referência na promoção da literatura de alto nível que existe em nosso país: pela sua íntegra e impecável organização; pelo seu criterioso processo de seleção e, especialmente, pelo incomparável e invejável padrão de qualidade do projeto gráfico das suas antologias, que assegura maior beleza e visibilidade às obras selecionadas e publicadas.
Das quatro edições do Prêmio SFX de Literatura – e digo isso com muito orgulho – tive a honra e a grande felicidade de ter meus textos selecionados em três delas.
Só tenho a agradecer ao Cristovão Cursino – organizador –, à Helena Morales – coordenadora –, como também à toda comissão organizadora, jurados, colaboradores e parceiros.
Infelizmente não poderei participar desse belíssimo encontro e partilhar dessa imensa alegria com todos os amigos, mas tenham certeza que estarei, sim, de alma muito presente, torcendo para que esse magnífico evento repita o seu sucesso dos anos anteriores.
Parabéns a todos vocês pelo maravilhoso e incansável trabalho em prol da literatura.

Abraços Literários!

Geraldo Trombin

Publicitário e Escritor
Americana | SP 
                                        -----------------------------------------------------------

Prezado Sr. Cristóvão Cursino
Prezada Sra. Helena Morales

Agradeço o convite para a solenidade de entrega do 3º Prêmio SFX de Literatura 2015, aos participantes do concurso.
Quero parabenizar a todos que tornam possível a realização deste evento de tamanha envergadura. Tenho participado de vários concursos nacionais de literatura e observo que o Prêmio SFX se destaca pela grande consideração e generosidade que doa a seus participantes. Que a festa do dia 11 de abril seja um sucesso e aos organizadores e membros do concurso meus agradecimentos.
Como este ano não fui contemplada com os 20 generosos volumes, pensei em adquirir um volume para ler os contos premiados e, para tanto, peço o especial favor de me enviar o valor de um livro e da despesa com os Correios, para que eu possa fazer o depósito bancário correspondente.

Desde já agradeço e envio meu abraço a todos  

Maria Beatriz Del Peloso Ramos        

Rua do Céu, nº 23, quadra E- Centro
Maricá - Rio de Janeiro - RJ
Cep- 24900690
-----------------------------------------------------------

São Sebastião, 26 de março de 2014.

 Ilmo. Sr.
José Cristovão Cursino

Gostaria que esta carta chegasse às mãos dos organizadores do Festival da Mantiqueira, uma vez que tomei conhecimento que esse evento limita a participação aos moradores de São José dos Campos. Acompanho as atividades culturais da região e são poucos os projetos que envolvem literatura.

Pensando nisso solicito que esse evento realizado por uma das maiores cidades da região abrisse espaço também para os escritores do Litoral Norte.

Tenho alguns livros editados e essa seria uma oportunidade para o leitor do Vale do Paraíba conhecer o meu trabalho. Parabenizo a iniciativa desse evento e aguardo uma posição, pois pretendo em algum tempo poder participar.

Jeannis Michail Platon
Escritor e Comerciante
jeannis@terra.com.br          

-----------------------------------------------------------

São Sebastião, 18 de março de 2014.

Ilmo. Sr.
José Cristovão Cursino

Tenho conhecimento que o senhor Cristovão Cursino é responsável pelo Prêmio SFX de Literatura, entregue durante o Festival da Mantiqueira, realizado em São Francisco Xavier, encontro literário que considero de grande importância para o Vale do Paraíba.

Este ano editei o livro ‘Alma Caipira e Caiçara’, em parceria com Manoel Lopes Pereira, escritor de São Luiz do Paraitinga, e pretendia participar do festival, porém fui informada que limitam a participação para moradores da cidade de São José dos Campos, uma vez que no edital de participação precisa ser comprovada a residência em São José, por pelo menos dois anos.

Gostaria que fosse porta voz do meu descontentamento uma vez que considero a literatura sem fronteiras, principalmente quando o assunto envolve cidades da região, como é o meu caso.

Realizo anualmente em São Sebastião o Encontro Regional de Autores, desde 1993, e participam desse evento escritores do Litoral Norte, e outros escritores de qualquer parte do país, que escrevam sobre as cidades da região: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Isso enriquece o nosso evento, são trabalhos de pesquisadores editados pela USP ou outras universidades e escritores de várias cidades, que acabo reunindo para uma troca de experiências.

Portanto, me sinto na obrigação de informar o trabalho que faço, pois talvez possa servir para quebrar essa barreira que acaba prejudicando a produção regional.

Agradeço a sua atenção e coloco-me a disposição para maiores informações no e-mail mariaocanal@yahoo.com.br

Maria Angélica de Moura Miranda
Jornalista e Coordenadora do Encontro Regional de Autores                    

2 comentários:

  1. Querido Cristovão
    Cheguei...pra não sair mais!

    Bendito espaço de ideias em palavras...
    bjs
    Maura Angelina

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho dúvidas em relação ao Prêmio SFX de Literatura. Tenho 17 anos e gostaria de saber se a única modalidade que posso participar é a de contos juvenis e não de poemas. Agradeço a atenção, Júlia Lelli

    ResponderExcluir