domingo, 30 de abril de 2017

5º Prêmio SFX de Literatura tem 571 obras inscritas, do Brasil e também do exterior

Da esquerda para a direita: Ricardo de Campos Ferras (Academia de Caçapava)
Cristovão Cursino (promotor), Maria Soares Mira, Benedito Veloso (presidente) e Paulo de Almeida Ramos Sobrinho (os três da Academia de Jacareí)
Os números são significativos e atestam que o Prêmio SFX de Literatura está entre os melhores concursos literários do Brasil. Em sua quinta edição este ano, o concurso de contos e poesias registrou 571 obras inscritas de 262 autores de 19 estados brasileiros, Distrito Federal e dos países Japão, Itália e Portugal. O resultado com o nome dos premiados deve ser divulgado no dia 15 de julho aqui no blog. 

O Estado de São Paulo tem o maior número de autores​ inscritos, 125 (40%), seguido do Rio de Janeiro (27)​, Minas Gerais (21)​ e Paraná (20)​. Os demais inscritos são dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

O Vale do Paraíba está concorrendo com 43​ autores de 11 cidades, ​a maioria de São José, 23. As demais cidades são de Jacareí, Roseira, Taubaté, São Sebastião (com três cada uma), Caçapava, Guará, Pindamonhangaba, Cunha, Campos do Jordão​, ​Caraguatatuba (um autor de cada cidade).

"O concurso é um sucesso de realização, participação, integração e qualidade", destaca o empresário e editor Cristovão Cursino, promotor do prêmio. "Mas tudo isso tem sido possível graças às parcerias com as academias de letras da região e com o IEV. Além da importante organização da profissional Helena Morales e das colaborações de João Vitor Cursino e do artista plástico Edison Braga", ressalta Cristovão. 

Os envelopes com as fichas de inscrição e os trabalhos dos autores foram abertos no dia 5 de abril na sede da JACursino Editores, em São José dos Campos, nas presenças de representantes das academias de letras de Jacareí e Caçapava, parceiras do concurso ao lado das academias de São José e Lorena e do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). 

A solenidade de entrega do prêmio ainda não tem data definida, mas deverá ser realizada no segundo semestre do ano, durante o evento Encontro na Mantiqueira - Literatura em Foco, no Distrito de São Francisco Xavier. 

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo aconteceu comigo.
      Quando mandei minhas poesias por e-mail disseram que minha inscrição foi aceita mas não vi Brasília (local onde moro) na postagem.

      Excluir
  2. Olá!

    Há previsão para o resultado deste ano?

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Regina... Obrigado!

    Eu estava lendo junho :(

    ResponderExcluir
  4. não recebi nenhum e-mail de confirmação, mas fiz todos os procedimentos corretamente, como posso saber se fui aceita de fato?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, como posso confirmar a minha inscrição?

    ResponderExcluir
  6. B tarde!
    Falta um mês para a premiação. Quando divulgarão o resultado? É importante uma certa antecedência para reserva de passagens e hotel para os ganhadores.
    Aguardo resposta.
    Att.
    ISABEL

    ResponderExcluir
  7. Parece que o Encontro da Mantiqueira deste ano foi cancelado... :( E agora? Como fica o Prêmio SFX? :( :(

    ResponderExcluir