terça-feira, 21 de junho de 2016

Entrega do 4º Prêmio SFX de Literatura 2016 é marcada por depoimentos emocionantes

Cristovão Cursino, organizador do concurso, dá início à solenidade
Mais uma vez a emoção foi o ápice da entrega do Prêmio SFX de Literatura, que no último dia 18 de junho teve sua quarta edição realizada no distrito de São Francisco Xavier, premiando 30 escritores de dez estados brasileiros e uma escritora de Portugal. Durante o depoimento de alguns deles percebia-se os olhos marejados e o choro contido por parte do público presente.

Confira mais fotos aqui

Cristovão, Roque Aloisio e Wilson R.
A solenidade, que também marcou o lançamento da antologia de contos e poesias (categorias adulto e juvenil), contou com a participação de 17 escritores (mais duas representantes). Quatro deles vieram de bem longe: Danilo Silvio Aurich, de Florianópolis (SC), Marcos Antonio Campos, de Natal (RN), Bruno Macêdo Mendonça, de Brasília (DF), e Roque Aloisio Weschenfelder, de Santa Rosa (RS), que demorou 21 horas para chegar a São Francisco Xavier.  

Outros destaques ficaram por conta das escritoras Marina Fecchio Rincón Caíres (contos juvenil), de São Paulo, e Regina Ruth Rincón Caíres (contos adulto), de Campinas, respectivamente neta e avó. Também marcaram presença Mauro Antonio Madeira Russo, de Taubaté (SP), e José Augusto Oliveira Huguenin, de Volta Redonda (RJ), ambos premiados em contos e em poesias.

Cristovão, Sonia Gabriel e Zenilda Lua
A escritora Zenilda Lua, que no dia representou a homenageada Dyrce Araújo (poesias), também emocionou a todos ao declamar dois poemas. Um deles mesclando versos de Dyrce Araújo com outros de sua autoria. No segundo os elogios foram para a amiga e também homenageada Sonia Gabriel (contos), que agradeceu a organização do concurso pela lembrança do seu nome. Confira os textos nos links abaixo:

Texto para Dyrce Araújo
Texto para Sonia Gabriel

Propósito vem sendo cumprido

Para o editor Cristovão Cursino, organizador do concurso, “a cada ano temos mais certeza de que o propósito do Prêmio SFX vem sendo cumprido, não só pelo maior número de inscritos, pelo aumento da participação de representantes de mais estados brasileiros e de outros países, assim como pelo prazer dos selecionados ao receberem a premiação”.

Este ano foram registradas 377 inscrições de 17 estados e quatro países (Alemanha, Inglaterra, Japão e Portugal). Um aumento de 12% em relação ao ano passado. O concurso é realizado com apoio e parceria das academias de letras de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Lorena, além do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV).

Público lotou o espaço onde foi realizado o evento
As inscrições para o 5º Prêmio SFX de Literatura 2017 estarão abertas no período de 30 de julho a 30 de dezembro de 2016. Até lá estarão disponíveis no blog do concurso o regulamento e a ficha de inscrição. 

5 comentários:

  1. Lindo evento, recheado de gente do bem. Espero voltar em 2017. Parabéns a todos.
    Waldir Capucci - Jacareí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estou relendo o livro agora com a alegria de tê-los conhecido.
      Sônia Gabriel

      Excluir
  2. Foi muito gratificante estar com vocês mais uma vez. Estive presente nas quatro edições deste importante Prêmio Literário.
    Parabenizo o perseverante Cristovão Cursino e sua Equipe pela organização deste evento de suma importância para a nossa Literatura e que, a cada ano, vem ganhando destaque e projeção internacional. Grande abraço e até 2017, na Graça de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Foi muito gratificante estar com vocês mais uma vez. Estive presente nas quatro edições deste importante Prêmio Literário.
    Parabenizo o perseverante Cristovão Cursino e sua Equipe pela organização deste evento de suma importância para a nossa Literatura e que, a cada ano, vem ganhando destaque e projeção internacional. Grande abraço e até 2017, na Graça de Deus!

    ResponderExcluir